A MOSTARDA GENUÍNA

Bem, saber que que a mostarda é uma planta que possui muitas utilidades culinárias nós sabemos mas vai além disso. A mostarda é também utilizada na medicina popular, a sua massa  pode ser aplicada nas áreas doloridas, e ajuda quem sofre de artrite, já o óleo é de alta qualidade e útil em medicações, pois não fica rançoso e alguns cirurgiões usavam farinha de semente de mostarda para desinfetar as mãos. 

A bíblia cristã nos traz duas parábolas distintas sobre a mostarda, e variantes dessas histórias também fazem parte do budismo, da cultura indiana e são citadas pelo islã. Mas hoje vamos falar um pouco sobre as parábolas cristãs narradas por Jesus.

#A MOSTARDA DE JESUS

“… O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.” Mateus 13:31-32

Gosto de observar o início deste texto, sem me atentar a grandiosidade do final, mas enfatizando a pequenez do início. Um pequeno grão, que é um dos menores do mundo tem um potencial tão grande, que somente aquele que entende da sua agronomia conhece. Essa história é considerada por alguns, uma parábola sobre a forma que a vida inicia-se de pequenos começos. 

E ai você deve estar se perguntando se mostarda é uma árvore ou uma hortaliça, mas calma que já explicaremos. 

Jesus volta a usar a mostarda como metáfora para outro aspecto, falando sobre fé. 

“… Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20

Este texto pode ser traduzido também como “fé do tamanho de um grão de mostarda” mas particularmente prefiro esta tradução que diz “fé como um grão de mostarda”, e isso está diretamente ligado à agronomia. 

#BORA LÁ FALAR DE AGRONOMIA DA BÍBLIA:

As sementes têm cerca de 2 mm de diâmetro e têm cores que vão do branco amarelado ao preto. Elas são obtidas de três plantas diferentes: mostarda-preta, mostarda-castanha e mostarda-branca, e levam 3 a 10 dias para germinar sob condições próprias.

Nas duas parábolas, Jesus provavelmente falou da mostarda preta. Ela vira uma especie de arbusto que pode chegar a 5 metrosExiste a mostarda hortaliça (mais conhecida) e a mostarda arbusto, falada por Jesus como árvore.

A mostarda não é a menor semente do mundo (é o morango), mas para os judeus a mostarda era tida como a menor semente e o pé de mostarda preta era tido por eles como uma árvore. (ERRATA 2022: Recentemente descobrimos, por meio de uma leitora, que o morango não era conhecido dos judeus. O morango se popularizou na Europa lá pelo século 15, então na época em que a parabóla foi falada, a mostarda era o melhor exemplo a ser trazido, pois naquele momento e naquele lugar, era sim a menor semente conhecida. E o pé de mostarda preta era tido pelos judeus como uma árvore.

“Entre os rabinos, um ‘grão de mostarda’ era uma expressão comum para qualquer coisa muito pequena” (ISBE, vol. 3, pág. 2101). A comparação feita a 2000 anos por Jesus aproveitou o exemplo de algo muito pequeno se tornando grandioso, de forma que todos os judeus da época pudessem entender facilmente nos mesmos contextos falados dentro das sinagogas. 

#VAI ALÉM DO TAMANHO

Mas quando Ele a comparou com a fé, estaria ele se referindo ao tamanho? As traduções mais fiéis destes textos não falam sobre ter fé “DO TAMANHO de um grão de mostarda” mas sim “ COMO um grão de mostarda” o que convenhamos é algo bem diferente.

Algumas pessoas saem por aí dizendo que basta um pequeno grãozinho de fé para ver milagres acontecendo, e se a pessoa não está vivendo nenhum milagre talvez não tenha fé suficiente. Mas esse pensamento além de cruel é também equivocado.

O Mestre não seria incoerente, afirmando em um momento que uma pequenina fé como um grão de mostarda resolve tudo, para logo a seguir repreender seus discípulos por terem uma fé pequena. De modo algum! Então, o quê, de fato, Jesus estava ensinando?

Claro que devemos considerar a questão de tamanho como os rabinos judeus também consideram, mas existe algo mais interessante que só sabemos hoje devido ao avanço da tecnologia.

#O GRÃO INALTERÁVEL

“Como um grão de mostarda” está referindo-se à qualidade do grão. Os melhores horticultores já tentaram, em vão, HIBRIDAR o grão de mostarda e não o conseguiram. Com as outras hortaliças isto é muito fácil, porém o grão de mostarda não pode ser hibridado ou seja é o genuíno grão, integral . A fé genuína é como a semente de mostarda, que não pode ser mesclada, alterada, modificada a fim de produzi frutos melhores, porque o fruto que vem com a fé é genuíno.

Trata-se de uma fé integral, completa, firme. E ambas as parábolas se complementam nesse quesito de inalterabilidade, o começo pequeno capaz de transformar-se em um grande reino também precisa ser inalterável, sem misturas, integral em cada passo. E para essa tão nobre empreitada (que transforma um começo pequeno em algo grandioso), a fé é como um complemento vitamínico, que nos dá a força para passar por cada etapa desse caminho de transformação. 

Lembre-se que ao comparar o reino dos céus a um grão de mostarda como citamos no início do artigo, Ele falou de uma jornada, e de crescimentos, mas que principalmente para atingir crescimento nas etapas dessa jornada o caminhante passará por muitas fases de superação, onde ninguém jamais imaginaria que ele seria capaz, exatamente como um grão  de 2mm que se transforma em uma planta de quase 5 metros.

Hoje te peço: SEJA O GRÃO DE MOSTARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *